sábado, 23 de junho de 2012

Rio + e as florestas

A conferência da ONU sobre o desenvolvimento sustentável terminou ontem no Rio de Janeiro. De Portugal estiveram presentes o Primeiro Ministro de Portugal, assim como a Ministra da Agricultura Mar Ambiente e Ordenamento do Território.
Os líderes mundiais assinaram um documento "o futuro que queremos", onde segundo a opinião generalizada das pessoas deixa objectivos com formulação vaga e metas indefinidas.
O documento encontra-se no original aqui!
Mas o que o documento diz sobre as florestas?
Depois de explicar a visão do documento, no ponto 104 afirma que tudo só será atingido se assim os agentes o entenderem, ou seja, o documento deixa pistas, rumo a seguir mas não indica obrigatoriedade.
No ponto 110, reafirma a importância de uma agricultura sustentável mas ao mesmo tempo mais produtiva.
A partir do ponto 193 foca-se essencialmente na floresta.

Gosto porque se destaca a importância da floresta e os seus benefícios a nível social, económico e ambientalmente. Juntar estas três "câmaras" pode trazer benefícios imensuráveis.
Depois reafirma a importância dos instrumentos voluntários de comercialização da madeira, colocando o UNFF em destaque.
Tive o previlégio de participar em 2006 no UNFF6 e foi um tempo de aprendizagem e acima de tudo de uma constatação - A Europa não manda!

A nível florestal insiste na inclusão de ferramentas desenvolvidas obrigatórias na legislação nacional, que levem à generalização de uma floresta gerida sustentávelmente.

E não é isto, o que todos queremos?

Percebo que não seja do agrado de todos, as críticas vêm acima de tudo das ONG's mas Rio+ vai ficar para a história, porque nos fez mais uma vez, reafirmar a importância da floresta em vez da árvore.
Diminuir a pobreza no mundo é o foco, tudo o resto tem de servir para isso. Gostava de ter participado na conferência, e espero daqui a 20 anos, estar no Rio 2032 +++

Sem comentários:

Enviar um comentário